-
Arquitetos: Atelier Daniel Florez, Estúdio Mariana Vilela
- Área: 403 m²
- Ano: 2022
Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Na Mata é um projeto em que o espaço doméstico e a natureza selvagem são intencionalmente dissolvidos para permanecerem ocultos e invisíveis. Localizada em uma área florestal com alta densidade de Mata Atlântica, o volume da casa é o resultado da intenção ecológica de gerar uma pegada ocupando as áreas arbóreas vazias do terreno, resultando em uma forma em “U” em torno de um pátio central com árvores.
Devido à alta densidade de árvores, à distância do mar e à necessária abordagem sustentável, decidimos localizar a parte principal da casa (quarto principal, sala e cozinha) no primeiro andar, sendo o térreo uma área menor com os espaços servidores e dois dormitórios de hóspedes em torno de um pátio arborizado com um piso permeável de cobogós cerâmicos e uma pequena piscina.
O cliente, um casal que mora parte do ano na Amazônia, adorou a ideia de morar escondido na floresta, rodeado de árvores e protegido do forte Sol. A natureza é usada no projeto como um forte elemento passivo, filtrando a luz com os galhos. Os principais espaços diáfanos do primeiro andar abrem-se para terraços de onde se pode olhar sem ser visto.
A distribuição programática permite que cada piso habitacional seja utilizado como duas entidades independentes. Devido ao orçamento limitado, são utilizados/reinventados materiais econômicos de áreas próximas, como janelas com forma de galhos de árvores, forros de bambu, pisos de cobogós, treliças metálicas, etc.